Agorafobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por medos irracionais de espaços públicos ou abertos. Uma pessoa que sofre de agorafobia geralmente já teve um ataque de pânico em público e, portanto, evita lugares semelhantes ou situações devido ao medo de re-experienciar o problema.

Lugares que geralmente são evitados por pessoas que sofrem desse problema são cinemas, igrejas, lojas e viajar publicamente de ônibus, trem ou avião. Se você evita situações públicas como esta devido ao medo de ter um ataque de pânico e às vezes até mesmo se isola em casa, você pode estar sofrendo de agorafobia.

Nosso tratamento é baseado na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), além disso, geralmente utilizamos de ferramentas como Hipnose Clínica e Conversacional, assim como de Programação Neurolinguística para agilizar o tratamento.

A terapia se concentra nos seus padrões de pensamentos negativos e comportamentos que desencadeiam os (medos de) ataques de pânico. Com a ajuda do psicoterapeuta, será lentamente exposto a situações da vida real que causam o seu medo de um ataque de pânico. Aprendendo como controlar sua ansiedade e olhar para seus medos de uma forma mais realista. Uma vez que você percebe que nada verdadeiramente catastrófico vai acontecer, o pensamento ou experiência de pânico se tornará menos petrificante e tende a se anular. Eventualmente, será capaz de lidar com situações anteriormente temerosa e experimentar uma vida normal novamente.

Essa questão pode ser tranquilamente tratada com Psicoterapia Presencial ou Online. Se possível, recomendamos mesclar com Reprogramação Mental.

Entretanto, o tratamento mais adequado é a Hipnoterapia (presencial ou online), por agir a nível inconsciente, reprogramando os padrões de pensamento disfuncionais e eliminando os fatores causadores do problema.

5/5 - (3 votes)