O ciúme é um sentimento evolutivo, o qual serve para preservar o relacionamento. Ele, quando não causa problemas em demasia, é considerado normal. Entretanto, o ciúme é considerado patológico quando é disfuncional.

Entende-se como disfuncionalidade as consequências geradas pelo ciúme, que não são benéficas para a saúde da relação e para os integrantes da mesma. As queixas mais constates quanto ao ciúme são:

  • o monitoramento do parceiro, seja por redes sociais ou outros meios;
  • suspeita sem fundamento de estar sendo enganado pelo outro;
  • interpretação de significados ocultos em observações ou acontecimentos benignos;
  • ter suspeitas recorrentes, sem justificativa, quanto à fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual.

Os sintomas do quadro são muitas vezes encontrados em Transtornos de Personalidade Borderline e Paranóide. E acaba sendo comum a concomitância de Depressão.

Nossa terapia é baseada na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e também na Gestal-Terapia, além de utilizar ferramentas como a Hipnose Clínica, Hipnose Conversacional e Programação Neurolinguística para beneficiar o processo.

Com a ajuda da terapia, você aprenderá a identificar e desafiar os pensamentos negativos automáticos subjacentes à sua percepção. Ajudando a melhorar a forma como você interage com o outro, bem como reduzir as alterações de humor e sintomas de ansiedade, além do comportamento explosivo, quando for o caso. Isto tornará possível viver uma vida mais estável e harmoniosa, além de proporcionar bem-estar físico e mental.

Este tipo de questão pode ser tratada com Psicoterapia Online ou Presencial, além de utilizar ferramentas como a Reprogramação Mental para dar um “up” estratégico em algumas questões.

Muitas pessoas preferem tratar com a Higt Terapy, por ser mais moderna e cheia de recursos.

5/5 - (4 votes)