ArtigosCriatividade é pensar positivo

7 de fevereiro de 20150

A criatividade, ao contrário do que você pode pensar, não está necessariamente ligada as habilidades artísticas específicas ou talentos inatos, é sim um estado de espírito: uma forma flexível de pensar, de interpretar a realidade de acordo com novas combinações e responder às diversas situações com soluções inovadoras.

As pessoas criativas tem pensamento positivo. Nas pessoas criativas os  pensamentos e reações não são sempre os mesmos, elas tendem a pensar de uma forma original, a pensar “fora da caixa”, em seguida, responder a estímulos muitas vezes, de forma mais adequada para determinadas situações.

As pessoas criativas, por exemplo, são capazes de ver as coisas a partir de diferentes pontos de vista. Em novos objetivos ela vêem possibilidades e não as dificuldades como normalmente tendemos a fazer primeiro. As pessoas criativas são capazes de pensar positivo: em uma situação difícil pode ser visto em uma garrafa de plástico uma possibilidade, fazendo de um material particular que pela sua capacidade de flutuar na água, a construção de uma jangada.

A solução criativa pode, assim, ser uma idéia ou solução brilhante, alcançado mesmo com poucos recursos disponíveis, graças à inventividade.

Considere-se agora a estrela de uma famosa série de televisão americana: MacGyver : no final de cada episódio, o agente secreto sempre consegue salvar a si mesmo, mesmo nas situações mais extremas, apesar de estar armado apenas com um estilete.
Suas façanhas tornaram-se tão famosas que é sinônimo de: inventividade, criatividade e soluções brilhantes , de modo que muitas vezes chamamos de “MacGyver” uma pessoa que propôs uma solução diferente.

A flexibilidade do pensamento favorece nossa adaptação e nossa paz de espírito com relação às situações. Se desenvolvermos uma atitude criativa, podemos até mesmo interpretar um obstáculo, como uma nova oportunidade ou um desafio que preenche com determinação e vontade de viver.

A criatividade então pode ser considerar como a capacidade de :

  • inventar ou imaginar coisas;
  • ver as situações de diferentes pontos de vista, sem preconceitos;
  • não ficar preso em pensamentos rígidas que às vezes podem ser negativos.

Esta atitude (mental) pode ser estimulada e aprendida .

O fato de que as pessoas criativas têm características comuns conduziram a psicologia para estudar o “fenômeno” e nasceram desenvolvimentos técnicos e aprimoramentos da criatividade. São fornecidos para pessoas de ambos os grupos, e há psicólogos e centros que lidam com este tipo de “treinamento”.

5/5 - (1 vote)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    5/5 - (1 vote)