Influência psicológica na impotência sexual

Os fenômenos sexuais variam com o passar do tempo de acordo com o meio social e cultural. Hoje em dia a competição e o medo do fracasso colocou o sexo numa situação de prova e teste, e isso pode trazer consequências fatais. As questões sexuais envolvem o corpo, a mente, emoções e sensações e diante disso o sexo não pode ser configurado como algo tão ágil e perfeito o tempo todo. A priori, o sexo não aceita situação de prova ou obrigação, mas sim a busca do relaxamento, envolvimento e prazer.

Muitas vezes, ocorre que o sexo vem sendo bom, mas a partir de um dado momento começa a perder a qualidade e decair. Isso normalmente tem a ver com o sentimento interno como nervosismo, raiva, ofensas, revoltas, dentre outros. Há uma expectativa exagerada sobre o fato do que é ser um homem sexualmente normal; exigências sociais de se estar sempre pronto, de somente se ter valor quando há um funcionamento perfeito e diversos tipos de pressões, sendo tudo isso um desencadeador ainda maior de tensão e cobranças trazendo esse fato a um autoconceito negativo de si mesmo.

É preciso repensar a crença generalizada do que é atraente e o que não é, e que não existe um padrão universal sexual que funcione perfeitamente para todas as pessoas. Não podemos esperar que outras pessoas sejam como queremos, mas sim de que elas possuem algo de melhor de si para nós.

Se gostamos de alguém e desejamos permanecer com essa pessoa, existe um jeito de ir fazendo com que as coisas progridam até uma união mais forte onde ambos vão se adaptando, aprendendo um com o outro. Esperar o momento certo de falar, é muito importante e conquistar confiança a ponto de poder falar abertamente sobre assuntos de ordem sexual sem se intimidar, com respeito e consideração. Sexo sem aproximação emocional pode significar cobranças sutis de virilidade e desempenho inquestionável, o que a longo prazo pode ir configurando baixa auto-estima e menos valia nos indivíduos. A exemplo, temos a obrigação para o homem de ser avaliado por seu desempenho e para a mulher de se sentir perfeita fisicamente, insegura em relação a algo em seu corpo que não esteja bem, o que poderá trazer retraimento em ambos os casos. Nesses fracassos, a tendência será de haverem pensamentos negativos recorrentes quanto ao assunto ou durante a prática sexual com cobranças autoimpostas ainda maiores.

Afinal, criar um clima agradável de estar com alguém é antes de tudo o mais significativo, onde possa haver atenção primeiramente mais centrada na sensação e estímulo ao invés do desempenho físico propriamente dito.
Lembre-se: o bom desempenho tem a ver com estímulo e não com exigências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima