O Estresse Pós-traumático é caracterizado por uma inabilidade do organismo de lidar/superar o acontecimento traumático, assim, gerando sintomas.
Os sintomas geralmente são medos, calafrios, reações somáticas e outras, dependendo de cada indivíduo.
Os eventos traumáticos mais comuns são:
Assalto e sequestro.
Abuso sexual.
Acidente de automóvel.
Acidentes em geral.
Episódios traumáticos com animais.
Humilhação.
Momentos de tensão, como a turbulência em um avião.
Geralmente as crises oriundas do Estresse pós-traumático se apresentam quando a pessoa vai se confrontar com uma situação parecida ou com o estressor (Ex.: Foi assaltado na esquina de casa a noite e precisa passar por ali.), mas nada impede que ocorram simplesmente por pensar no episódio traumático. Muitas vezes o Estresse pós-traumático evolui para um quadro depressivo ou mesmo um transtorno de ansiedade como a síndrome do pânico. Entretanto, quando falamos de pessoas, nada é regra, cada pessoa reage de forma diferente e, o mesmo trauma em pessoas distintas, gera sintomas muito distintos.
Tratamento
O tratamento geralmente é feito com psicoterapia. Nela é aberto o trauma e buscado alternativas para que enfrente os medos, até que o próprio organismo crie mecanismos que sejam capazes de lidar com ele. É uma terapia expositiva, podendo ser utilizado técnicas para revivenciar o episódio traumático. Entretanto, é uma forma de tratamento muito dolorosa, podendo trazer até mesmo outras consequências, quando conduzida por profissional com pouca experiência.
Particularmente, prefiro usar hipnose e PNL, assim conseguimos acessar inconscientemente o episódio traumático, fazendo o sujeito revivenciar a situação, dessa forma ele consegue superar. Geralmente esses tipos de traumas são superados em uma única sessão de hipnose ou reprogramação mental, quando feita pelo ambiente virtual. É a forma mais fácil, menos dolorosa e rápida existente hoje.