ArtigosEstresse Pós-traumático: causas e tratamentos

1 de janeiro de 20170

O Estresse Pós-traumático é caracterizado por uma inabilidade do organismo de lidar/superar o acontecimento traumático, assim, gerando sintomas.

Os sintomas geralmente são medos, calafrios, reações somáticas e outras, dependendo de cada indivíduo.

Os eventos traumáticos mais comuns são:

Assalto e sequestro.

Abuso sexual.

Acidente de automóvel.

Acidentes em geral.

Episódios traumáticos com animais.

Humilhação.

Momentos de tensão, como a turbulência em um avião.

Geralmente as crises oriundas do Estresse pós-traumático se apresentam quando a pessoa vai se confrontar com uma situação parecida ou com o estressor (Ex.: Foi assaltado na esquina de casa a noite e precisa passar por ali.), mas nada impede que ocorram simplesmente por pensar no episódio traumático. Muitas vezes o Estresse pós-traumático evolui para um quadro depressivo ou mesmo um transtorno de ansiedade como a síndrome do pânico. Entretanto, quando falamos de pessoas, nada é regra, cada pessoa reage de forma diferente e, o mesmo trauma em pessoas distintas, gera sintomas muito distintos.

Tratamento

O tratamento geralmente é feito com psicoterapia. Nela é aberto o trauma e buscado alternativas para que enfrente os medos, até que o próprio organismo crie mecanismos que sejam capazes de lidar com ele. É uma terapia expositiva, podendo ser utilizado técnicas para revivenciar o episódio traumático. Entretanto, é uma forma de tratamento muito dolorosa, podendo trazer até mesmo outras consequências, quando conduzida por profissional com pouca experiência.

Particularmente, prefiro usar hipnose e PNL, assim conseguimos acessar inconscientemente o episódio traumático, fazendo o sujeito revivenciar a situação, dessa forma ele consegue superar. Geralmente esses tipos de traumas são superados em uma única sessão de hipnose ou reprogramação mental, quando feita pelo ambiente virtual. É a forma mais fácil, menos dolorosa e rápida existente hoje.

 

5/5 - (2 votes)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    5/5 - (2 votes)