Diferente do que muitos terapeutas falam e até mesmo livros conceituados afirmam, o sonambulismo não é um distúrbio, é uma capacidade ou condição da pessoa naquele momento.

O sonâmbulo é aquela pessoa que executa atividades no modo automático durante o sono, mas não podemos ver isso como patológico. Afinal, quantas coisas desempenhamos no modo automático estando acordados?

Sabe aquele caminho a pé ou de carro que você fez e só percebeu quando chegou? Pois é! É um estado sonambúlico, mas isso não é patológico, é uma capacidade do organismo.

A pessoa no estado sonambúlico tem controle sobre o que está acontecendo, mesmo que não perceba. Digamos que está no modo automático, enquanto seu consciente está repousando.

As pessoas que apresentam esse tipo de estado, mais comum na infância, têm uma sensibilidade e uma capacidade maior de entrarem em contato com o seu Eu interior, mas isso é ótimo! Tanto que para tratar questões a nível psicológico, são as que conseguem melhor desempenho em terapias como hipnose. O único ponto negativo é que também são mais susceptíveis a sofrerem com problemas do dia a dia.

Caso você seja sonâmbulo ou já foi na infância, fique tranquilo, grande parte das pessoas passam ou já passaram por isso. Torna-se uma questão delicada somente quando a pessoa passa a executar atividades perigosas. Nesse caso é interessante procurar um terapeuta para analisar melhor o motivo pelo qual vem apresentando os estados sonambúlicos.
Existe certo receio popular de acordar as pessoas que estão nesse estado, achando que ela pode não voltar, mas fique tranquilo. Se for acordado, só vai acordar.

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.