Sofrer de transtorno bipolar (depressão maníaca) é muito mais do que apenas ter oscilações de humor. Inclusive oscilar de humor é normal, o organismo está sempre se adaptando.

Quando a pessoa é bipolar, seu humor muda de períodos de excesso de excitação e sentimento está “em chamas” (episódios maníacos – alegria) a períodos de sentir-se severamente deprimido (episódios depressivos).

Durante os episódios maníacos, é comum ter um humor geralmente elevado, ser altamente ativo, ter maior autoestima e não precisar dormir tanto. Isso muitas vezes alterna com períodos depressivos, onde você sente pouca alegria na vida, tem problemas para dormir, ganhar ou perder peso e experimenta uma perda de energia absurda.

Nossa terapia para bipolaridade é baseada na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), além de utilizar ferramentas como a Hipnose Clínica, Hipnose Conversacional, Mindfulness e Programação Neurolinguística para beneficiar o processo.

A Terapia é uma ótima alternativa à medicação ou quando não responde a ela como esperado. São seus pensamentos que afetam a percepção do mundo e quando você é bipolar, seus pensamentos distorcidos levam a percepções defeituosas e problemáticas da realidade.

Com a ajuda de seu psicoterapeuta, você será capaz de identificar e desafiar esses padrões de pensamento distorcidos e negativos que causam seu comportamento exagerado e até mesmo prejudicial. Ao identificar as situações que desencadeiam seus episódios maníacos e depressivos, estará mais consciente de quando uma mudança de humor está prestes a acontecer e acabará por ser capaz de controlar as emoções e o estresse. Aprendendo assim novas habilidades de enfrentamento e comportamento.

Essa questão deve ser tratada com Psicoterapia Online ou Presencial, mas nada impede de utilizar ferramentas como a Reprogramação Mental para dar um “up” no tratamento.

5/5 - (6 votes)