ArtigosVaginismo: Causas e Tratamentos

27 de julho de 20172
Vaginismo causas e tratamentos

Geralmente pensamos que a sexualidade é um aspecto da vida que ocorre de forma espontânea e natural, mas infelizmente, não é sempre assim. Muitos homens e mulheres tem disfunções na esfera sexual, que muitas vezes não são relatados aos profissionais de saúde por medo,vergonha ou outra dificuldade particular.

Neste artigo gostaria de dar atenção para o vaginismo, uma disfunção sexual que afeta cerca de 2% das mulheres, sendo tão comum quanto disfunções sexuais masculinas como a ejaculação precoce e a disfunção erétil psicológica.

 

O que é o vaginismo

O vaginismo é uma dificuldade ou incapacidade feminina de ter relações sexuais devido a espasmos dos músculos circundantes da entrada da vagina, durante a penetração sexual. Essa contração muscular é involuntária, mesmo a mulher gostando de ter relações sexuais com seu parceiro.

Em alguns casos, quando a intensidade da contração muscular não é muito intensa, a penetração é possível, mas acompanhada de dor ou desconfortos.

A mulher que tem esse problema, experimenta um medo acentuado e/ou ansiedade para a dor, antes da relação sexual, durante a relação sexual ou como um resultado da penetração vaginal.

Com o repetir da impossibilidade de viver a sexualidade de forma satisfatória, pode causar uma progressiva perda de desejo sexual e da capacidade de excitação, até a total evasão de qualquer forma de intimidade.

 

O impacto sobre o relacionamento

Imagine as decepções e insatisfações que o vaginismo gera no relacionamento afetivo. Quando a penetração é impossível, a sensação para os dois parceiros é de haver um muro impenetrável entre eles. Causando frustrações que podem implicar inclusive na sexualidade masculina, com um constrangimento para gerar uma ereção.

Vive-se assim uma relação individualizada no que tange a sexualidade, percebendo-se um diferente do outro, incapaz de viver uma sexualidade plena e satisfatória.

O parceiro pode se sentir rejeitado e viver um ressentimento profundo, de emoções como a raiva, propiciando inclusive para uma traição.

Quando a penetração é possível, mas provoca dor, a mulher perde todo o desejo e interesse sexual, chegando a evitar relações e até mesmo exames ginecológicos.

O vaginismo também torna quase impossível ter filhos, causando assim mais sequelas psicológicas para o casal.

 

Causas do Vaginismo

Essa disfunção pode ter várias causas, tais como tabus e inibição educacional, um mau relacionamento com seu corpo e sua feminilidade, a culpa relacionada ao prazer físico, baixa autoestima e violências sexuais como o abuso ou assédio.

O Vaginismo também pode ser causado por fatores biológicos, como por exemplo, por repetidas infecções vaginais (especialmente se causadas por fungos). Isso acaba gerando um padrão de dor psicológica, que necessita ser reprogramado para que seja eliminado.

 

Tratamento para Vaginismo

Esse é um problema muito comum nas clínicas de psicologia, mas deve ser muito bem diagnosticado e orientado, caso contrário o tratamento pode até mesmo prejudicar o quadro.

O melhor parceiro para a primeira avaliação da mulher que sofre de vaginismo é um ginecologista, assim ao descartar problemas biológicos ativos, pode encaminhar para psicoterapia.

A terapia sexológica muitas vezes é um trabalho conjunto, com ambos os parceiros. Além de trabalhar o componente psicológico, o programa envolve sugestões e tarefinhas para que a mulher trabalhe sozinha e com o conjugue. São exercícios práticos e específicos, vivenciados no privado, fora das sessões, útil para reformular modelos emocionais e comportamentais disfuncionais subjacentes ao problema sexual . Estes exercícios são projetados com base nas características específicas das mulheres e do relacionamento.

Quando o problema é advindo de famílias onde o sexo é visto como problema, algo que não é permitido, deve ser tratado com Psicoterapia Online ou Presencial. Devido a necessidades de mudanças na forma de ver e se portar frente aos próprios conceitos de vida. Algumas vezes utilizamos da Reprogramação Mental para agilizar o tratamento.

Quando relacionada a um trauma ou situação sexual dolorosa, o problema pode ser removido simplesmente por Reprogramação Mental (Online ou Presencial) ou Hipnoterapia (Online ou Presencial), sendo que vai direto na causa do problema e reprograma. Esse processo dura em média 2 sessões. Caso mesmo assim queira tratar com Psicoterapia, nada impede, entretanto o processo é mais longo.

Nosso Programa baseia-se em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), além de utilizar ferramentas como Hipnose Clínica, Hipnose Conversacional e Programação Neuro Linguística, assim agilizando o processo.

terapia sexual online

Quando essa questão é tratada pelo ambiente virtual, sem dúvida, contamos com os melhores tratamentos a nível de Brasil. Faça uma sessão inicial e descubra que você não precisa viver com esse problema. Imagine o quão mais feliz e livre você pode ser!

[ratings]

Alexandre Pifer

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias, na busca de tratamentos mais eficazes e humanos. Atua desde 2013 com serviços clínicos e gestão de pessoas pelo ambiente virtual.

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.