Você sabe o que é Psicoterapia?

A psicoterapia é uma forma de terapia baseada na palavra. Através da entrevista com o terapeuta/psicoterapeuta, o paciente é ajudado a identificar e expressar sentimentos, emoções, humores, sentimentos, pensamentos e comportamentos inadequados, considerando as situações de sua vida. Alguns terapeutas dão grande importância ao passado, enquanto outros preferem levar em conta apenas se as memórias associadas aos problemas emocionais do presente. A finalidade da psicoterapia, em qualquer caso, é o de ajudar o paciente a construir uma imagem diferente e mais rica de si.

 

Quem pode obter ajuda por psicoterapia?

Psicoterapia é apropriada tanto para pessoas com problemas psicológicos sobre as relações dentro da família, mas também no trabalho ou amizades, como a insegurança, incapacidade de tomar decisões ou iniciativas que o paciente precisa lidar, sem a necessidade de recorrer a drogas; tanto para as pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno dismórfico corporal, fobias, síndrome do pânico e outros transtornos da esfera psicológica, também em combinação com drogas para aumentar a sua eficácia.

Como saber se preciso de um psicoterapeuta e/ou psicoterapia?

Você precisa de um terapeuta e/ou psicoterapia quando sente dor psicológica continua, quando você percebe que não pode ter uma relação pacífica consigo mesmo, em primeiro lugar, e com os outros. Quando você percebe que tem reações inadequadas e traz sofrimento ou angústia para si e para os outros.

Como escolher um psicoterapeuta?

Não há regras precisas para saber de antemão o psicoterapeuta “perfeito”, pois a qualidade dos resultados da psicoterapia é medida ao longo do tempo não só pelo trabalho do terapeuta, mas pela cooperação e integração do paciente a terapia.

A relação com o terapeuta começa imediatamente através da empatia. É natural que o primeiro contato com o psicoterapeuta será crucial para entender este aspecto, que irá determinar o nível de confiança e comunicação seguinte.

Comunique-se com o terapeuta de uma forma eficaz e satisfatória, com certa espontaneidade, é um modo para sentir-se “compreendido” e “reconhecido”, ele precisa de tempo, porque é a construção de uma nova relação entre duas pessoas.

Psicoterapia, especialmente no início, pode desencadear sentimentos negativos para com o terapeuta, o podendo assim levar você a pensar que a psicoterapia não é um caminho certo, parece que aumenta a negatividade em uma pessoa que quer se livrar dele.

Não confunda os sentimentos negativos em relação ao terapeuta com julgamento pessoal sobre a eficácia do trabalho que está sendo desenvolvido com o terapeuta. E não deve ceder ao desejo de abandonar a psicoterapia, por causa dos pontos que se destacam desagradáveis ou agradáveis na psicoterapia, já que normalmente a consciência desses pontos pode “ferir”.

Certamente, é inútil insistir em continuar a psicoterapia se você realmente não pode se comunicar com o terapeuta, mas isso não deve ser uma desculpa para desistir facilmente, porque a psicoterapia é difícil e cansativa, especialmente no início.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima