Primeiro vamos definir o termo ” estresse”. Na Física, o estresse, significa um esforço ou tensão em que um material é submetido. Na psicologia, o estresse é resposta a um estímulo interno ou externo(positivo ou negativo) que tem reflexos na saúde física e mental de um sujeito. Alguns exemplos:

• Preocupações mentais, pensamentos negativos, o tédio, a incerteza, etc;

• Estímulos ambientais, como barulho irritante, tipos de iluminação, a poluição ambiental, uma mudança de hábitos na rotina, odores desagradáveis , etc;

• Reações fisiológicas ou biológicas;

• Problemas de relacionamento familiar, trabalho, sentimental, etc;

• Eventos traumáticos, tais como um acidente grave, a morte de um ente querido ou a violência;

• Mudanças de estilo de vida e eventos positivos.

Estressores promovem a ativação da luta / fuga, causando reações neurológicas, locomotoras, hormonais e imunológicas, a fim de lidar com as condições ambientais ou no interior do organismo de que se origina estresse.

É importante destacar que o estresse não só tem valor negativo, na verdade, permite a adaptação ao ambiente circundante. Ele se torna um problema quando você habilita as condições para o alerta precoce, não há assim maneira de ” atacar ” ou “escapar” do problema.

Tipos de Estresse

Existem dois termos que esclarecem as ideias para distinguir os dois tipos de estresse:

Eustress: estresse gerenciável, pois tem os recursos para lidar com um problema solucionável, neste caso, uma ativação inicial de ansiedade, a seguir, as estratégias de solução, uma vez no terreno, relaxamento físico e mental (a redução dos níveis de ansiedade ).

Distress : estresse permanente, porque eles não têm os recursos ( estratégias, habilidades , energia, etc ) para lidar com um problema que parece intransponível , caso em que a permanência de estressores mantém em constante ativação dos sistemas reguladores do corpo que , em suma, permanecem em um constante estado de ativação ansioso.

No primeiro caso, basta pensar sobre quando você retornar ao trabalho após um período de férias. O indivíduo é forçado devido à súbita mudança nas condições ambientais (por exemplo, levado para cima, aumentando a demanda por desempenho e, assim, o nível de atenção e concentração por dia) e quaisquer preocupações relacionadas com o trabalho. Quase sempre, uma maior ativação dos sistemas regulatórios mostra o equilíbrio individual antes de férias em alguns dias.

No caso de Distress que você pode tomar como exemplo uma situação de bullying no emprego, onde você não consegue deixar seu distanciar por razões econômicas e, ao mesmo tempo em que você não consegue resolver o problema dentro da empresa. Em tais casos, algumas vezes, a pessoa pode não encontrar os meios para resolver o problema e permanece num estado constante de ativação que, em longo prazo, pode dar início a sintomas físicos (por exemplo, mau funcionamento do sistema digestivo, doenças da pele, hipertireoidismo, asma, doenças cardiovasculares, etc.) ou psicológicos (tais como níveis elevados de ansiedade, depressão, etc. ).

Tratamento para o Estresse

O tratamento mais comum para o estresse é a psicoterapia, seja ela online ou presencial, uma vez que analisará seus causadores e a forma que o sujeito se comporta frente aos estressores, aprendendo a se adaptar para que não tenha prejuízos a qualidade de vida.

Existem métodos alternativos para “apagar o incêndio” como a Reprogramação Mental, online ou presencial, a qual faz uma Limpeza Emocional, dando energia para que possa lidar por mais um tempo com os problemas.

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