ArtigosO que é Psicoterapia? | Terapiando

5 de abril de 20132

A psicoterapia é uma forma de terapia baseada na palavra. Através da entrevista com o terapeuta/psicoterapeuta, o paciente é ajudado a identificar e expressar sentimentos, emoções, humores, sentimentos, pensamentos e comportamentos inadequados, considerando as situações de sua vida. Alguns terapeutas dão grande importância ao passado, enquanto outros preferem levar em conta apenas se as memórias associadas aos problemas emocionais do presente. A finalidade da psicoterapia, em qualquer caso, é o de ajudar o paciente a construir uma imagem diferente e mais rica de si.

 

Quem pode obter ajuda por psicoterapia?

Psicoterapia é apropriada tanto para pessoas com problemas psicológicos sobre as relações dentro da família, mas também no trabalho ou amizades, como a insegurança, incapacidade de tomar decisões ou iniciativas que o paciente precisa lidar, sem a necessidade de recorrer a drogas; tanto para as pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno dismórfico corporal, fobias, síndrome do pânico e outros transtornos da esfera psicológica, também em combinação com drogas para aumentar a sua eficácia.

Como saber se preciso de um psicoterapeuta e/ou psicoterapia?

Você precisa de um terapeuta e/ou psicoterapia quando sente dor psicológica continua, quando você percebe que não pode ter uma relação pacífica consigo mesmo, em primeiro lugar, e com os outros. Quando você percebe que tem reações inadequadas e traz sofrimento ou angústia para si e para os outros.

Como escolher um psicoterapeuta?

Não há regras precisas para saber de antemão o psicoterapeuta “perfeito”, pois a qualidade dos resultados da psicoterapia é medida ao longo do tempo não só pelo trabalho do terapeuta, mas pela cooperação e integração do paciente a terapia.

A relação com o terapeuta começa imediatamente através da empatia. É natural que o primeiro contato com o psicoterapeuta será crucial para entender este aspecto, que irá determinar o nível de confiança e comunicação seguinte.

Comunique-se com o terapeuta de uma forma eficaz e satisfatória, com certa espontaneidade, é um modo para sentir-se “compreendido” e “reconhecido”, ele precisa de tempo, porque é a construção de uma nova relação entre duas pessoas.

Psicoterapia, especialmente no início, pode desencadear sentimentos negativos para com o terapeuta, o podendo assim levar você a pensar que a psicoterapia não é um caminho certo, parece que aumenta a negatividade em uma pessoa que quer se livrar dele.

Não confunda os sentimentos negativos em relação ao terapeuta com julgamento pessoal sobre a eficácia do trabalho que está sendo desenvolvido com o terapeuta. E não deve ceder ao desejo de abandonar a psicoterapia, por causa dos pontos que se destacam desagradáveis ou agradáveis na psicoterapia, já que normalmente a consciência desses pontos pode “ferir”.

Certamente, é inútil insistir em continuar a psicoterapia se você realmente não pode se comunicar com o terapeuta, mas isso não deve ser uma desculpa para desistir facilmente, porque a psicoterapia é difícil e cansativa, especialmente no início.

 

5/5 - (3 votes)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    5/5 - (3 votes)