Ações práticas para combater o stress da vida quotidiana e enfrentar os desafios diários de forma eficaz.
“Não é o trabalho de matar pessoas, mas elas são as preocupações.”
Henry Ward Beecher.
Nos últimos meses, tenho trabalhado muito, e infelizmente o blog do Terapiando não recebeu atualizações. Aproveito esta oportunidade para pedir desculpas para a redução de novos posts e comentários que eu não pude responder.
Voltando aos dias estressantes e como melhor lidar com eles. Durante os períodos de trabalho intenso, eu achei que 7 ações são particularmente eficazes para passar pela tempestade sem se molhar demais :
Simplifique .
Aprecie os períodos de trabalho e/ou estudos intensos, porque é nessas horas que você pode aproveitar a oportunidade para facilitar a sua vida , eliminando o que não é necessário e se concentrar no que realmente importa. Quando o tempo para nós mesmos é reduzido ao mínimo, é importante identificar e concentrar-se nos hábitos que criam valor em nossas vidas, abandonando aqueles que degradam a qualidade dos nossos dias.
Encontre a técnica certa de relaxamento .
Há dezenas de técnicas de relaxamento, mas não são eficazes em todos da mesma maneira. Neste caso, a única solução é a experiência : você pode tentar iniciar com as técnicas de respiração , redescobrir o prazer de uma corrida matinal ou quem sabe terapia musical.
As preocupações são o verdadeiro inimigo .
Nunca faça um furacão em um copo d’água. São as preocupações futuras que criam estresse : estresse quase nunca é ligada ao momento presente. Na realidade, os seres humanos são levados a fazer previsões realistas para o futuro: muitos estudos têm mostrado que somos exageradamente otimista quando fazemos previsões para o longo prazo e terrivelmente pessimista no curto prazo.Esta é também uma das principais causas da procrastinação . Soluções?! Com foco no momento presente e deixar as preocupações no espaço que elas merecem: nenhum.
Defina limites .
Os limites são instrumentos extraordinários de produtividade pessoal, basta pensar no famoso Lei de Parkinson . Mas os limites também pode ajudá-lo a navegar pelas águas turbulentas dos dias estressantes: defina limites de tempo para o trabalho e/ou estudo que você deve completar, limite o número de vezes que você verifica e-mails, restrinja as informações que entram na sua vida , etc.
Retire a ficha .
Embora possa parecer um contra-senso, os períodos de ociosidade são um elemento-chave para melhorar a nossa produtividade pessoal . Até mesmo a nossa realidade produtiva deve observar uma tendência cíclica, em que os picos de trabalho sigam momentos de descanso, para se regenerar. Afinal de contas, o mito do “always on” está fora de moda por quase 20 anos …
Faça uma coisa de cada vez .
Eu sou um fã de single-tasking , embora as novas tecnologias às vezes exigem distribuir nossa atenção em mil riachos, acho que vou ficar com o saudável hábito de fazer uma coisa de cada vez . Concentre-se em uma atividade de cada vez, assim nos permite ser mais produtivos, reduzindo o estresse e evita aquela sensação desagradável de incompletude.
Solucione um problema .
Como mencionado, muito do nosso esforço está muitas vezes ligado a preocupações; uma das maiores preocupações é o clássico problema não resolvido .Problemas não resolvidos são como software que funcionam continuamente em segundo plano e obstruir nosso sistema operacional (nossas mentes). Vai resolver mais problemas pela raiz, e mais recursos terá de enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Você usa técnicas para enfrentar seus dias estressantes? Deixe-me um comentário, se você gostou. Obrigado.