ArtigosAnsiedade de Desempenho Sexual: Causas, Sintomas e Tratamento

21 de junho de 20190

A ansiedade de desempenho sexual ou ansiedade sexual é um termo muito usado, mas também é uma definição genérica para as ansiedades que os homens apresentam na hora H. Então vamos entender exatamente do que se trata, assim como causas e tratamento.

O que é Ansiedade de Desempenho

A ansiedade de desempenho sexual é um estado emocional caracterizado pelo medo de fracassar em uma determinada situação sexual ou de não obter uma boa performance. No caso das relações íntimas do homem com o sexo oposto, esse estado causa uma profunda sensação de inferioridade, desconforto físico e psicológico, que inevitavelmente acaba estragando o momento de intimidade.

Causas da Ansiedade de Desempenho

As causas da ansiedade de desempenho são relacionadas a um estado de fragilidade do indivíduo, tendo suas variações em cada um. Veja abaixo.

Medo de Falhar

O medo do fracasso consiste no receio de não conseguir ter ou manter uma ereção, podendo ser devido a experiências negativas anteriores: uma vez que teve um episódio de impotência, esse mecanismo se repete em experiências sexuais subsequentes. Outro receio é por se sentir incapaz de satisfazer uma parceira que possa se apresentar mais desenvolvida sexualmente.
O sujeito sente pouca confiança em sua própria sexualidade, mesmo que, em geral, sua confiança em suas outras habilidades não seja comprometida.
O medo de falhar está ligado a outros medos, como ser abandonado, não ser amado pelo parceiro ou não ser amado o suficiente. Esse tipo de ansiedade de ser julgado pelo companheiro pode desencadear uma dinâmica profunda ligada aos medos primitivos de abandono.

Parceira(o) excessivamente exigente

A percepção de cobrança de desempenho sexual por parte da parceira (o) pode determinar essas respostas de impotência que perduram ao longo do tempo, especialmente quando um mecanismo relacional circular é estabelecido entre os parceiros nos quais a mulher se sente rejeitada pelo sintoma dele e, portanto, o culpa ,exibindo um comportamento de demanda sexual, que por sua vez inibe mais a resposta do homem. A maioria das fantasias inibitórias masculinas se refere a situações de exames/testes em que a parceira é vista como a juíza do desempenho sexual.

Baixo ou Excessivo envolvimento emocional

A falta de envolvimento pode ser considerada uma das causas de impotência psicológica, muitas vezes ligada a situações que o rapaz se colocou em uma atividade sem ter um envolvimento erótico.
O envolvimento emocional excessivo também pode causar o aumento de estresse e com isso a disfunção erétil. Quando o homem tenta conquistar uma parceira, estando já interessado emocionalmente nela, acaba por coloca-lo em situações que o prejudicam na obtenção e manteneção erétil.

Tratamento

A descoberta e a compreensão das motivações inconscientes da ansiedade de desempenho são elementos indispensáveis ​​para superar os sintomas que envolvem toda a personalidade do paciente. O trabalho de reconstruir a história do sujeito, realizado dentro de uma relação significativa e particular, como a que ocorre entre terapeuta e paciente, nos permite levar em consideração uma enorme quantidade de dados que se referem não apenas aos eventos atuais, mas enriquecido por experiências, sonhos, reticências e lapsos em um quadro interpretativo complexo que visa dar sentido ao sintoma.
Por mais que seja necessário uma análise completa do sujeito, o tratamento costuma ser breve, ainda mais se for utilizado abordagens hipnóticas como Reprogramação mental ou Hipnose dentro da Terapia Sexual.

terapia sexual online

A terapia ajudará não só a trabalhar as ansiedades, mas o que as causa, o que as mantém e até mesmo conduzir o sujeito a ter um ganho de performance.

[ratings]

Alexandre Pifer

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias, na busca de tratamentos mais eficazes e humanos. Atua desde 2013 com serviços clínicos e gestão de pessoas pelo ambiente virtual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.