ArtigosAnsiedade: Sintomas e Tratamento |

31 de outubro de 20131

A ansiedade é um estado emocional que pode ser agradável ou desagradável, associado a um estado de alerta e medo contra tudo o que está fora, geralmente é uma reação “exagerada” em comparação com a situação real. Este estado emocional afeta não apenas o sujeito individual, mas também as pessoas ao seu redor.

Os sintomas deste estado emocional são nervosismo, ansiedade, insônia, apneia, choro, palpitações, fraqueza e cãibras dores no estômago, dentre outras.

De acordo com S. Freud, o aparecimento de ansiedade ou tensões é relativo a “batalhas” internas que para o indivíduo não tem resolução. Geralmente em todos os indivíduos ocorrem sentimentos de ansiedade, o que – se devidamente trabalhado pela mente – é um sentimento passageiro, e com um efeito positivo, ao passo que, os episódios de ansiedade que ocorrem sem qualquer justificativa real, devido a razões desconhecidas e não afetivas, são reações exageradas que podem caracterizar a ansiedade patológica ou negativa. Na maioria dos casos, a ansiedade patológica é acompanhada por “ataques de pânico”, caracterizadas pelo medo agudo, palpitações e comportamento desordenado e sem rumo. As chamadas “fobias” são atitudes de medo, mas sem verdadeiro objetivo para situações contextuais, animais ou objetais. O tratamento da ansiedade inclui:

O tratamento farmacológico da doença manifesta, quando a ansiedade é devido à doença orgânica.

No caso de “ansiedade situacional”, é necessário que o próprio indivíduo supere este período difícil, podem, eventualmente, utiliza-se por curtos períodos algum tipo de medicação.

No caso de “ansiedade crônica” o tratamento é feito com medicação associada à psicoterapia.

 

5/5 - (2 votes)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

One comment

  • vanessa da silva

    14 de setembro de 2014 at 22:28

    Estou em desesperro,tenho depressão associada de ansiedade.
    Estou com muitos problemas familiar ,meu marido é alcoolatra e minha mãe.
    Isso me encomoda ,meu marido já não guento mais muitas brigas disculção .
    Mais nisso tudo eu tenho uma filha de doze anos e fico com muito medo de prejudicala .Minha vida sempre foi muito dificil logo na minha infancia eu ja tinha muito medo de ficar sozinha pois meus pais brigavão e sempre minha mãe falava que ia embora e deixar nois isso quando não bebia.Na minha adolecencia achei que poderia arrumar carrinho na rua arrumei um namorado e larguei os estudos isso eu tinha doze anos,aos quinze

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    5/5 - (2 votes)