Bruxismo: Causas e Tratamentos

Podemos definir o Bruxismo como uma moagem desnecessária dos dentes, devido a contrações involuntárias dos músculos de mastigação. Estas contrações envolvem dor que também afeta o pescoço, ombros e costas e pode causar dores de cabeça e dor de garganta.

A longo prazo, essas dores podem levar a posturas incorretas, já que o corpo “se adapta” procurando uma posição menos dolorosa. Além disso, esta moagem contínua pode danificar o esmalte dos dentes, provocando episódios de quebra dos mesmos.

O bruxismo ocorre frequentemente à noite e isso leva a uma deterioração na qualidade do sono: a dor pode causar dificuldade em adormecer ou despertar frequentemente durante a noite. O resultado é irritabilidade, cansaço, sonolência e outras visões desagradáveis ​​que também pioram a qualidade de vida durante o dia. Muitas vezes, as pessoas que dormem ao lado de uma pessoa com bruxismo relatam ser despertadas pelo ruído causado pelos dentes que batem.

O diagnóstico, obviamente, pertence ao dentista, que será capaz de identificar quaisquer causas fisiológicas, tais como más oclusões ou posturas mandibulares incorretas. Dependendo da situação, pode recomendar o uso de uma moldeira, que é a placa de proteção que ajuda o maxilar a se posicionar corretamente, evitando o atrito entre os dentes.

Mas o que o psicólogo tem a ver com isso?

Na verdade, o bruxismo não é só fisiológico. Sabe aquela frase popular, que “engolimos muitos sapos”? Pois é!

Se você engole, vai ter que mastigar ou remoer isso até que consiga digerir. Há pessoas que tem dificuldade de “digerir” os problemas da vida, muitas vezes levando por anos um mal-estar ou algo que uma determinada pessoa causou.

O ato de remoer é mais comum durante o sono, mas nada impede que esse distúrbio se apresente durante o dia.

Terapia para o Bruxismo

A terapia é a forma mais indicada para o tratamento do bruxismo. Nela são trabalhadas as questões do passado e também atuais que levam ao ato de remoer. Assim que localizado, usa-se de ferramentas e técnicas psicoterapêuticas para ressignificar (dar nova perspectiva) sobre aquilo que está fazendo mal.

Por mais que a Psicoterapia seja a forma mais tradicional de tratar o bruxismo, ainda a mais rápida é a Hipnoterapia. Ela trabalha a nível inconsciente, reprogramando a situação traumática, além de dar uma nova perspectiva ao sujeito.

5/5 - (3 votes)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

5/5 - (3 votes)