A criatividade, ao contrário do que você pode pensar, não está necessariamente ligada as habilidades artísticas específicas ou talentos inatos, é sim um estado de espírito: uma forma flexível de pensar, de interpretar a realidade de acordo com novas combinações e responder às diversas situações com soluções inovadoras.
As pessoas criativas tem pensamento positivo. Nas pessoas criativas os pensamentos e reações não são sempre os mesmos, elas tendem a pensar de uma forma original, a pensar “fora da caixa”, em seguida, responder a estímulos muitas vezes, de forma mais adequada para determinadas situações.
As pessoas criativas, por exemplo, são capazes de ver as coisas a partir de diferentes pontos de vista. Em novos objetivos ela vêem possibilidades e não as dificuldades como normalmente tendemos a fazer primeiro. As pessoas criativas são capazes de pensar positivo: em uma situação difícil pode ser visto em uma garrafa de plástico uma possibilidade, fazendo de um material particular que pela sua capacidade de flutuar na água, a construção de uma jangada.
A solução criativa pode, assim, ser uma idéia ou solução brilhante, alcançado mesmo com poucos recursos disponíveis, graças à inventividade.
Considere-se agora a estrela de uma famosa série de televisão americana: MacGyver : no final de cada episódio, o agente secreto sempre consegue salvar a si mesmo, mesmo nas situações mais extremas, apesar de estar armado apenas com um estilete.
Suas façanhas tornaram-se tão famosas que é sinônimo de: inventividade, criatividade e soluções brilhantes , de modo que muitas vezes chamamos de “MacGyver” uma pessoa que propôs uma solução diferente.
A flexibilidade do pensamento favorece nossa adaptação e nossa paz de espírito com relação às situações. Se desenvolvermos uma atitude criativa, podemos até mesmo interpretar um obstáculo, como uma nova oportunidade ou um desafio que preenche com determinação e vontade de viver.
A criatividade então pode ser considerar como a capacidade de :
- inventar ou imaginar coisas;
- ver as situações de diferentes pontos de vista, sem preconceitos;
- não ficar preso em pensamentos rígidas que às vezes podem ser negativos.
Esta atitude (mental) pode ser estimulada e aprendida .
O fato de que as pessoas criativas têm características comuns conduziram a psicologia para estudar o “fenômeno” e nasceram desenvolvimentos técnicos e aprimoramentos da criatividade. São fornecidos para pessoas de ambos os grupos, e há psicólogos e centros que lidam com este tipo de “treinamento”.