ArtigosO que é Sexologia Clínica? | Terapiando - Referência em Terapias Online

8 de junho de 20130

Falar sobre sexualidade é sempre difícil, especialmente em nosso país, onde há diversidade de pensamentos e opiniões, onde as terapias sexuais atuam contra os tabus que infelizmente dominam grande parte da sexualidade humana, principalmente devido à falta de conhecimento ou ignorância.

A Sexologia Clínica é uma das áreas das ciências sociais que estuda aspectos normais e patológicos da sexualidade em termos de assistência médica, psicológica e sociocultural, aprofundando funcionamento, conduta e interesses dos seres humanos neste campo específico. Assim, a sexologia aborda temas muito heterogêneos do desenvolvimento sexual, mecanismos de relações eróticas, comportamento sexual e as relações emocionais – incluindo fisiológicas, psicológicas, médicas, sociais e culturais – doenças sexuais.

Questão fundamental a este respeito é a definição da Organização Mundial da Saúde: “a sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve ser considerada como direito humano básico. A saúde sexual é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor”.

A sexualidade é, portanto, concebido como um fenômeno complexo que envolve toda a pessoa e, assim, torna-se um indicador da saúde dos seres humanos. Não é só a questões relacionadas com a doença, mas também para a promoção de bem-estar.

É por isso que os especialistas envolvidos em sexologia podem ser muito diferentes: é importante estar ciente de alguns detalhes para ser claro o que se deve fazer em momentos de necessidade.

Quem é o Sexólogo Clínico?

O sexólogo clínico é geralmente um médico, psicólogo ou psicoterapeuta que foi submetido a treinamento especial no campo sexológico, e por isso tem as habilidades teóricas e práticas para diagnosticar e tratar doenças, dificuldades ou dúvidas sexuais. Para outras profissões, como parteiras, enfermeiras, fisioterapeutas, entre outras, podem conter habilidades sexológicas, entretanto são habilidades substanciais, mas não permite que eles resolvam as questões de forma direta e específica, se não dentro de uma rede de trabalho com outros profissionais, ou com uma abordagem estritamente informativa e educacional.

As principais questões em sexologia clínica tratadas em psicoterapia online ou presencial são a Disfunção Erétil Psicológica, a Ejaculação Precoce, Sexualidade do Casal o e Vaginismo. O interessante é que essas questões podem ser trabalhadas inteiramente pelo ambiente virtual, com  a Terapia Sexual Online, Hipnoterapia Online ou com Reprogramação Mental.

Terapia Sexual Online

Para quem tem vergonha ou dificuldade de encontrar um profissional com o qual se identifique, a terapia sexual online é uma alternativa. Por mais que a sessão seja online, os benefícios são os mesmos de uma terapia presencial, isso porque o terapeuta é só mediador do processo de mudança.

terapia sexual online

Caso tenha dúvida sobre as terapia online, ficamos à disposição.

5/5 - (4 votes)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    5/5 - (4 votes)