ArtigosO que é Homossexualidade? |

10 de janeiro de 20200

A palavra homossexualidade vem da fusão “omoios” (em grego:semelhante ) e “sexus” (latim: sexo ) para  indicar a orientação sexual das pessoas que são atraídas por pessoas do mesmo sexo.

Cientistas e estudiosos, durante muito tempo tem procurado as causas biológicas e psicológicas da homossexualidade, mas realmente não é possível dizer que os homossexuais nascem ou “escolhem” serem assim.

O fato de que os gays são uma minoria em numero em relação a população geral, fez com que sua sexualidade fosse considerada como diferente, não natural e, em algumas culturas, contra a lei. Na nossa, foi classificada como uma desordem – e “curado” como tal – até muito recentemente, mas agora a comunidade científica se opõe a este ponto de vista patológico, considerando apenas uma variante natural da sexualidade humana.

Apesar do progresso, cultural e cívico, permanecem muitos preconceitos , falta de conhecimentos e hostilidades. A heterossexualidade é considerada por muitos como uma condição normal, por isso às vezes torna-se difícil de aceitar com serenidade a homossexualidade ou fazê-la ser aceita e respeitada.

Do ponto de vista psicológico, o homossexual pode acabar vivendo em constante conflito mental. Nem sempre é fácil aceitar a sua singularidade, saber respeitá-la e se proteger de si mesmo. Isso ainda acontece dentro de um caminho, marcado por dor e realizações, para chegar à plena aceitação de si mesmo.

A Psicologia

Se até mesmo as ciências, uma vez consideraram esta orientação como antinatural, hoje se preocupam – em particular, a Psicologia – a ajudar as pessoas a viver em paz a sua vida social e emocional.
Para aqueles que têm dificuldades, é importante pedir ajuda, especialmente em casos em que sente-se atraído por alguém do mesmo sexo, mas de alguma forma não é capaz de aceitar. Nesses casos, é provável que você aprove os preconceitos e discriminação contra aqueles que têm uma orientação homossexual – “diferente” -, sufocando assim o seu instinto, negando sua própria natureza, ou – pior – por sua vez, se tornar homofóbico. Isso é chamado de “homofobia internalizada ” e pode produzir grandes conflitos interiores, de não aceitar a sua realidade como natural, e de não gozar das belezas da vida.

 A psicologia pode ajudar a resolver essa “questão”, para que possa viver em paz consigo mesmo e ser feliz.

 

Terapiando

Terapiando

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

    © 2019 Terapiando, All Rights Reserved.