A terapia online funciona?

Ainda há muitas dúvidas e receios das pessoas quanto a terapia online e se ela realmente funciona. Na Europa e em outras partes do mundo essa forma de tratamento é bem disseminada e muitas pessoas inclusive preferem, em relação a de consultório.

No Brasil, essa modalidade de atendimento é regulamentada pela resolução 011/2018 (bem novinha) do Conselho Federal de Psicologia e é chamada atendimento psicológico online. Seja qual for a nomenclatura utiliza, o que nos importa é que ela é uma ferramenta de extrema importância na luta pela saúde mental. Aproveitando, lhe apresentarei outras formas de terapia.

A terapia online funciona?

Sim! Isso é apresentado por diversas pesquisas feitas ao redor do mundo e por minha experiência como psicólogo virtual desde 2013. Posso dizer que as terapias mediadas pela internet não se diferem muito das realizadas em consultório, isso porque o profissional é só um mediador do processo, a mudança ocorre no sujeito.

Para que o processo de mudança ocorra, é essencial ter empatia entre o paciente-terapeuta, que haja aceitação incondicional entre os dois, e que exista Congruência, ou seja, que o paciente busque a mudança na direção de uma vida mais autêntica.

Existem algumas dificuldades em casos gravíssimos como esquizofrenia, mas no geral tenho obtido os mesmos ou até melhores resultados que em consultório, em quadros de ansiedade, depressão, questões sexuais, orientação profissional, entre outros. Isso porque a facilidade de contato e a possibilidade de escolher minunciosamente um terapeuta beneficia o tratamento.

Pude observar nessa minha caminhada como psicólogo virtual que, em casos depressivos, problemas sexuais e síndrome do pânico, as sessões online são extremamente importantes, uma vez que esse tipo de paciente tem dificuldade de buscar atendimento presencial, pelas limitações que esses quadros trazem. As sessões online conseguem avançar onde é o maior limitador, em casa.

Infelizmente, por falta de conhecimento dos profissionais da psicologia e dos próprios CRPs, as sessões online ainda não são bem vistas, porque eles acham que são os detentores da mudança e que o ambiente virtual não proporciona os mesmos recursos para que a “mágica aconteça”. O que limita ainda mais as terapias online no Brasil são os lentos avanços em infraestrutura de internet, além da pouca divulgação desses serviços.

Porém, para se trabalhar com essas formas de tratamento, não basta o terapeuta portar um computador simples, ele precisa de tecnologias como boa internet, webcam com ótima resolução, computador com sistema de áudio com filtro de ruído, dentre outros recursos. Além é claro, de métodos e técnicas psicoterapêuticas para conduzir pelo ambiente virtual, devido as diferenças de condução do tratamento.

 

Tipos de Terapia Online

Quando pensamos em sessões online, achamos que é tudo igual, assim como quando as pessoas buscam ajuda, procuram, infelizmente, o profissional mais barato. Só que é uma postura totalmente prejudicial para eles mesmos.

Vou lhe apresentar algumas opções de terapias virtuais e  explicar quais são as melhores.

1 – Terapia Online, Psicoterapia Online ou Atendimento Psicológico Online

Existem vários nomes para determinar a mesma coisa. Esse tipo de sessão visa acolher o sujeito e através da fala, conduzindo o paciente na busca de mudanças.

Sendo presencial ou online, essa é a forma de tratamento mais comum no Brasil, mas existem outras, inclusive  mais eficazes.

Se você quer trabalhar ansiedades, baixa autoestima, depressão, traumas e outras muitas possibilidades, sem dúvida, é uma boa forma, mesmo não sendo a mais rápida. Pode inclusive trabalhar orientação profissional e de carreira nessa modalidade, assim como sessões de casal.

Sempre que for buscar esse tipo de atendimento, escolha bem o terapeuta, sua linha de atuação e as ferramentas empregadas no processo. Hoje, a nível de Brasil, o serviço mais completo nessa linha de tratamento é o promovido pela Terapiando. Se você busca terapia, faça um comparativo e confirmará isso.

2 – Hipnoterapia Online

A hipnoterapia e uma psicoterapia com auxilio de hipnose. Nela a abordagem é mais incisiva e inconsciente. A sessão é dividida em duas partes: a primeira é uma conversa como a psicoterapia, já a segunda você passará de olhos fechados em transe hipnótico. É um tratamento mais rápido e as sessões são bem mais longas que a anterior.

Essa forma de tratamento é indicada para questões mais graves como Depressão, Compulsões, Fobias, Medos, Traumas, dentre outros muitos, mas nada impede que trate uma ansiedade ou até mesmo a dor de um amor. Conheça a Hipnoterapia Online proposta pela Terapiando.

3 – Reprogramação Mental Online

A Reprogramação Mental é uma solução de tratamento, ela pode ser utilizada individualmente ou mesclada com psicoterapia.

Ela é elaborada sob medida para o paciente e aplicada em sessão. É uma hipnoterapia com Programação Neurolinguística.

A RM trabalha as mesmas questões que as outras duas formas de tratamento anteriores, mas ela deve ser indicada pelo terapeuta. Essa tecnologia é minha e transmitida ao Terapiando para que possa ser prestada online. Conheça a Reprogramação Mental Online.

Escolhendo o psicólogo online

Eis uma busca que não é tão simples quanto parece. Antes de qualquer coisa, você deve ter ideia do que quer tratar, assim fica mais fácil de escolher o profissional.

Quando for escolher seu terapeuta, procure referências sobre o mesmo na internet e nas redes sociais. Existem muitos bons profissionais, mas há muitas pessoas sem experiência que podem só lhe fazer perder tempo, dinheiro e gerar sofrimento.

Analise direitinho o currículo dele, geralmente, quanto mais tempo de clínica ele tiver, mais bem assessorado você estará. Só que isso não é regra, analise inclusive as formações dele, qual o tipo de abordagem e se é uma pessoa que te passa confiança. Se você não for com a cara dele, não marque uma consulta.

A abordagem é extremamente importante nessa busca, eu recomendo Cognitivo-Comportamental e Gestalt-terapia, uma vez que são mais práticas, casando bem com o ambiente virtual. A menos recomendada, na minha concepção, é a Psicanálise por ser mais demorada e não muito adequada virtualmente.

Caso tenha dúvidas sobre essa modalidade de atendimento, ficamos à disposição.

 

5/5 - (1 vote)

Alexandre Pifer

Psicólogo (crp 07/21909), Hipnólogo e Psicoterapeuta Sexual. Alexandre é de descendência italiana e natural de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, onde cresceu e reside até hoje. Seus conhecimentos transcendem a Psicologia, chegando a Hipnose, Programação Neurolinguística e outras formas de terapia de Alto Desempenho. Em seu trabalho com a Neurociência, desenvolveu o método Reprogramação Mental Online, tratamento de grande sucesso e diferencial no mercado, aplicado hoje pelos terapeutas da Terapiando. Atualmente mantém outros projetos e pesquisas junto ao campo da Neurociência e Psicoterapias. Atua desde 2013 com terapias virtuais.

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

logo Terapiando

Visite-nos nas Redes Sociais:

A Terapiando

A Terapiando iniciou suas atividades em 2013 com o pé em inovação, investindo em serviços pouco conhecidos no mercado como o Atendimento Psicológico Domiciliar e o inovador Atendimento Online. É considerada uma precursora dos tratamentos virtuais no Brasil

Desde seu nascimento, investe pesado em tecnologias para proporcionar os melhores tratamentos do mercado. A Excelência é nossa peça chave. Atualmente contamos com as mais modernas tecnologias de tratamento psicológico disponíveis no mercado, além das desenvolvidas por nós.

Receba nossa Newsletter

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

© 2019 Terapiando, All Rights Reserved.

5/5 - (1 vote)