Bruxismo: Causas e Tratamentos

Podemos definir o Bruxismo como uma moagem desnecessária dos dentes, devido a contrações involuntárias dos músculos de mastigação. Estas contrações envolvem dor que também afeta o pescoço, ombros e costas e pode causar dores de cabeça e dor de garganta.

A longo prazo, essas dores podem levar a posturas incorretas, já que o corpo “se adapta” procurando uma posição menos dolorosa. Além disso, esta moagem contínua pode danificar o esmalte dos dentes, provocando episódios de quebra dos mesmos.

O bruxismo ocorre frequentemente à noite e isso leva a uma deterioração na qualidade do sono: a dor pode causar dificuldade em adormecer ou despertar frequentemente durante a noite. O resultado é irritabilidade, cansaço, sonolência e outras visões desagradáveis ​​que também pioram a qualidade de vida durante o dia. Muitas vezes, as pessoas que dormem ao lado de uma pessoa com bruxismo relatam ser despertadas pelo ruído causado pelos dentes que batem.

O diagnóstico, obviamente, pertence ao dentista, que será capaz de identificar quaisquer causas fisiológicas, tais como más oclusões ou posturas mandibulares incorretas. Dependendo da situação, pode recomendar o uso de uma moldeira, que é a placa de proteção que ajuda o maxilar a se posicionar corretamente, evitando o atrito entre os dentes.

Mas o que o psicólogo tem a ver com isso?

Na verdade, o bruxismo não é só fisiológico. Sabe aquela frase popular, que “engolimos muitos sapos”? Pois é!

Se você engole, vai ter que mastigar ou remoer isso até que consiga digerir. Há pessoas que tem dificuldade de “digerir” os problemas da vida, muitas vezes levando por anos um mal-estar ou algo que uma determinada pessoa causou.

O ato de remoer é mais comum durante o sono, mas nada impede que esse distúrbio se apresente durante o dia.

Terapia para o Bruxismo

A terapia é a forma mais indicada para o tratamento do bruxismo. Nela são trabalhadas as questões do passado e também atuais que levam ao ato de remoer. Assim que localizado, usa-se de ferramentas e técnicas psicoterapêuticas para ressignificar (dar nova perspectiva) sobre aquilo que está fazendo mal.

Por mais que a Psicoterapia seja a forma mais tradicional de tratar o bruxismo, ainda a mais rápida é a Hipnoterapia. Ela trabalha a nível inconsciente, reprogramando a situação traumática, além de dar uma nova perspectiva ao sujeito.

5/5 - (3 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima