Sua Fome é Fisiológica ou Emocional?

Todos nós comemos por razões fisiológicas, uns mais e outros menos, entretanto, todos já tiveram pelo menos uma experiência de comer por razões emocionais. Isso acontece quando comemos à procura de conforto, para diminuir os níveis de estresse ou para compensar frustrações.

Em si, este não é um comportamento prejudicial, mas começa a se tornar quando é utilizada como única ou principal estratégia para gerir emoções. O problema que geralmente percebemos e entendemos o que está acontecendo com nós, quando se tornou demasiadamente prejudicial.

Para piorar um pouco, damos o equivocado passo de fazer uma dieta, sem antes tratar a causa dessa comilança toda. Ao realizar uma dieta ditada por causas emocionais, não resolveremos o problema, mas o prejudicaremos ainda mais, acrescentando emoções desagradáveis, como culpa, vergonha, frustração, fracasso. Vira um problema “bola de neve”! Por isso, escolha um bom psicoterapeuta, caso contrário, será mais uma frustração a ser agregada.

E como sei se sofro de Fome Emocional?

Existe algumas características para a fome emocional. Ela geralmente chega do nada e precisa ser atendida de imediato. Em alguns casos a pessoa come tão rápido e com tanto anseio que tem inclusive dificuldades de respirar, quem dera pensar sobre o que está fazendo.

Na fome emocional a pessoa não discrimina o que está comendo, se é saudável ou não. Sai empurrando para dentro o que pode encher sua barriga, ou a “sua mente”.

Outra característica, é que a barriga não ronca ou simplesmente você não sente a barriga vazia. Enquanto na fome fisiológica, percebe claramente.

E o ponto principal, a fome fisiológica não traz sentimentos de culpa, fracasso e vergonha. Principalmente quando está sob dieta.

Você pode tentar discriminar as duas como a Emocional sendo uma fome irracional e a Fisiológica, como racional. Assim fica mais fácil de analisar quando está passando por uma delas.

Quando a fome emocional já virou um hábito, então você está passando por uma Compulsão Alimentar e precisa de tratamento psicológico. Se atente a isso, quanto antes procurar ajuda, mais facilmente vence essa questão.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima