Quando falamos em ansiedades sexuais é bem comum nos remetermos aos homens, mas a ansiedade de desempenho sexual em mulheres é igualmente comum, embora se manifeste de forma diferente e menos aparente.

As mulheres que sofrem com ansiedade sexual costumam usar estratégias sutis para contornar o problema sem resolvê-lo, como, por exemplo, simular um prazer inexistente, impor um bloqueio ao parceiro ou escolher um parceiro problemático (com dificuldades sexuais) para não abordar o problema diretamente.

Principais Disfunções Sexuais causada pela ansiedade sexual em mulheres

De forma simplista, vou organizar os principais distúrbios sexuais femininos causados por ansiedade sexual, por mais que a sexualidade feminina seja muito complexa e há toda uma série de nuances difíceis de identificar.

Anorgasmia

A Anorgasmia se manifesta apesar da presença de uma excitação adequada, implicando na ausência da satisfação mental e física final da atividade sexual.

A dificuldade em chegar ao orgasmo independe do quanto a mulher pareça desinibida e fale de sexo abertamente. Na ausência de causas médicas gerais, as principais causas são a autoestima, padrões mentais muito rígidos e tendência ao hipercontrole.

Transtornos do desejo sexual

Os transtornos do desejo sexual relacionados a ansiedade sexual mais comuns são a hipoatividade do desejo (baixo desejo), fantasias ruins e uma diminuição do interesse geral na atividade sexual.

Distúrbios da dor

O Vaginismo, Dispareunia são os principais distúrbios psicológicos da dor.

Assim como para os homens, os problemas sexuais femininos têm a ver com questões muito mais amplas como a falta de autoestima, dependência psicológica da família de origem ou ainda, são consequência de medos, ideias e crenças que envolvem dificuldades de separação.

 

Tratamento para Ansiedade de Desempenho Sexual

A descoberta e a compreensão das motivações inconscientes da ansiedade de desempenho são elementos indispensáveis ​​para superar os sintomas que envolvem toda a personalidade do paciente. O trabalho de reconstruir a história do sujeito, realizado dentro de uma relação significativa e particular, como a que ocorre entre terapeuta e paciente, nos permite levar em consideração uma enorme quantidade de dados que se referem não apenas aos eventos atuais, mas enriquecido por experiências, sonhos, reticências e lapsos em um quadro interpretativo complexo que visa dar sentido ao sintoma.

Por mais que seja necessário uma análise completa do sujeito, o tratamento costuma ser breve, ainda mais se for utilizado abordagens hipnóticas como Reprogramação mental ou Hipnose dentro da Terapia Sexual.

terapia sexual online

Para vivenciar plenamente a própria sexualidade, desfrutando-a, é necessário um bom conhecimento das próprias emoções, que permita guiar os próprios pensamentos e ações, permitindo a ambos um maior conhecimento do próprio corpo e uma comunicação positiva com seu parceiro

5/5 - (14 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.