Disfunções Sexuais Masculinas

Quando falamos em disfunções sexuais masculinas, podemos citar as duas principais que são a disfunção erétil e a ejaculação precoce.
A disfunção erétil ou impotência, é a incapacidade parcial ou total, de se obter ou manter uma ereção capaz de realizar uma relação sexual satisfatória, enquanto que a ejaculação precoce ocorre antes da penetração ou poucos segundos após.
Em ambas as situações, é fundamental discernir entre causas orgânicas (físicas) e causas psicológicas, que frequentemente são associadas.

 

Disfunção Erétil

A disfunção erétil física é frequentemente associada a alterações que afetam outros órgãos e aparelhos. Entre as principais causas de disfunção erétil incluem doenças cardiovasculares (hipertensão, enfarte do miocárdio), o sistema nervoso central e periférico (esclerose múltipla, doença de Alzheimer, doença de Parkinson), lesão traumática da medula espinal, as alterações hormonais (diminuição da testosterona ou elevação de prolactina), distúrbios metabólicos (diabetes mellitus, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia), insuficiência renal crônica, uso de medicamentos (anti-hipertensivos, terapia hormonal), intervenções cirúrgicas especialmente da próstata e intestino inferior, hábitos de vida errado (fumantes, consumo de álcool e / ou drogas, vida sedentária).

Já a disfunção erétil psicológica, pode ter sido desencadeada por um trauma psicológico gerado por um dos fatores físicos acima, entretanto suas principais causas são um organismo demasiadamente ansioso, o qual não consegue focar no sexo, uso excessivo de pornografia, infantilidade egóica e cobrança de desempenho. Geralmente, a disfunção sexual psicológica é causada por mais de um fator.
É importante ressaltar que é imprescindível fazer um diagnóstico por meio de exames de sangue e testes instrumentais, pois hoje é possível tratar com terapias médicas, cirúrgicas e / ou psicológicas, qualquer tipo de disfunção erétil.

 

Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce também pode ser causada por fatores orgânicos e psicogênicos/psicológicos. As causas físicas incluem mudanças na forma do pênis, fimose, frênulo curto, prostatite aguda e crônica. Também neste caso, um diagnóstico correto orientará o clínico a realizar o tratamento mais apropriado.

Por mais que a maioria das vezes esse problema seja tratado de forma medicamentosa, a maior parte dos homens apresenta a ejaculação precoce psicológica, a qual é associada a um funcionamento fóbico do organismo. Essa ansiedade geralmente foi causada por um ato sexual traumático ou até mesmo por se sentir inexperiente ou frágil frente a parceira, dessa forma o organismo tenta fugir, ejaculando rapidamente.

Conheça nosso Programa de Tratamento Psicológico Online para essas questões.  [Saiba Mais]

 

tratamento disfunção erétil psicológica

 

5/5 - (3 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima