Ansiedade de Desempenho Sexual: Causas, Sintomas e Tratamento

A ansiedade de desempenho sexual ou ansiedade sexual é um termo muito usado, mas também é uma definição genérica para as ansiedades que os homens apresentam na hora H. Então vamos entender exatamente do que se trata, assim como causas e tratamento.

A ansiedade de desempenho sexual é um estado emocional caracterizado pelo medo de fracassar em uma determinada situação sexual ou de não obter uma boa performance. No caso das relações íntimas do homem com o sexo oposto, esse estado causa uma profunda sensação de inferioridade, desconforto físico e psicológico, que inevitavelmente acaba estragando o momento de intimidade. Mas essa ansiedade também é comum nas mulheres, gerando desconexão com o prazer e problemas como anorgasmia ou falta de lubrificação do canal da vagina.

Em um nível subjetivo, a ansiedade de desempenho causa sensações fisiológicas desagradáveis, pensamentos negativos, uma sensação de inadequação e desamparo. A nível do corpo, podem ocorrer tremores, palpitações, transpiração excessiva, tensão muscular e vermelhidão. Finalmente, em um nível comportamental, gestos e mímicas parecem desajeitados, grosseiros e indecisos.

Causas da Ansiedade de Desempenho Sexual

As causas da ansiedade de desempenho são relacionadas a um estado de fragilidade do indivíduo, tendo suas variações em cada um. Veja abaixo.

Erros cognitivos

Ideias irracionais podem alimentar esse modelo, que se resumem na máxima: “se eu não performar, não terei sucesso e, portanto, serei rejeitado pelos outros”. Essa visão rígida envolve toda a pessoa, então um único erro é suficiente para derrubar sua autoestima e, consequentemente, gerar um profundo mal-estar, o qual acarretará outros problemas psicológicos.

Medo de Falhar

O medo do fracasso consiste no receio de não conseguir ter ou manter uma ereção, podendo ser devido a experiências negativas anteriores: uma vez que teve um episódio de impotência, esse mecanismo se repete em experiências sexuais subsequentes. Outro receio é por se sentir incapaz de satisfazer uma parceira que possa se apresentar mais desenvolvida sexualmente.

O sujeito sente pouca confiança em sua própria sexualidade, mesmo que, em geral, sua confiança em suas outras habilidades não seja comprometida.

O medo de falhar está ligado a outros medos, como ser abandonado, não ser amado pelo parceiro ou não ser amado o suficiente. Esse tipo de ansiedade de ser julgado pelo companheiro pode desencadear uma dinâmica profunda ligada aos medos primitivos de abandono.

Parceira(o) excessivamente exigente

A percepção de cobrança de desempenho sexual por parte da parceira(o) pode determinar essas respostas de impotência que perduram ao longo do tempo, especialmente quando um mecanismo relacional circular é estabelecido entre os parceiros nos quais a mulher se sente rejeitada pelo sintoma dele e, portanto, o culpa ,exibindo um comportamento de demanda sexual, que por sua vez inibe mais a resposta do homem. A maioria das fantasias inibitórias masculinas se refere a situações de exames/testes em que a parceira é vista como a juíza do desempenho sexual.

Baixo ou Excessivo envolvimento emocional

A falta de envolvimento pode ser considerada uma das causas de impotência psicológica, muitas vezes ligada a situações que o rapaz se colocou em uma atividade sem ter um envolvimento erótico.

O envolvimento emocional excessivo também pode causar o aumento de estresse e com isso a disfunção erétil. Quando o homem tenta conquistar uma parceira, estando já interessado emocionalmente nela, acaba por coloca-lo em situações que o prejudicam na obtenção e manteneção erétil.

Distúrbios psicológicos e Ansiedade de Desempenho

Quando a ansiedade de desempenho não é tratada, pode dar origem a patologias mais graves, como ansiedade generalizada, ataques de pânico e fobia social.

Por causa da importância que atribuem à relação sexual, as pessoas afetadas por um estado de ansiedade de desempenho começam a experimentar a sexualidade com medo, angústia e sem naturalidade. A longo prozo a mente vai associando sexo a algo ruim e se perde o a emoção positiva e o prazer da prática, acarretando problemas como a disfunção erétil psicológica, ejaculação precoce, anorgasmia, ejaculação retardada, vaginismo e outros.

Tratamento para Ansiedade de Desempenho Sexual

A descoberta e a compreensão das motivações inconscientes da ansiedade de desempenho são elementos indispensáveis ​​para superar os sintomas que envolvem toda a personalidade do paciente. O trabalho de reconstruir a história do sujeito, realizado dentro de uma relação significativa e particular, como a que ocorre entre terapeuta e paciente, nos permite levar em consideração uma enorme quantidade de dados que se referem não apenas aos eventos atuais, mas enriquecido por experiências, sonhos, reticências e lapsos em um quadro interpretativo complexo que visa dar sentido ao sintoma.

Por mais que seja necessário uma análise completa do sujeito, o tratamento costuma ser breve, ainda mais se for utilizado abordagens hipnóticas como Reprogramação mental ou Hipnose dentro da Terapia Sexual.

terapia sexual online

A terapia ajudará não só a trabalhar as ansiedades, mas o que as causa, o que as mantém e até mesmo conduzir o sujeito a ter um ganho de performance.

5/5 - (6 votos)
Rolar para cima